top of page

Noites de 27/7, sexta, e 28/07, sábado :: Biblioteca Parque de Manguinhos - área externa. Sempre entre 19h e 23h30.


​LOCAL > BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS (
http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/biblioteca-parque-de-manguinhos) - Av. Dom Helder Câmara, 1184 - Benfica. COMO CHEGAR: Metrô Maria da Graça + taxi em 5 minutos ou veja aqui o mapa
:: Tel: 2334.8915

< VOLTAR​



 



 

 

BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS

(http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/biblioteca-parque-de-manguinhos) - Av. Dom Helder Câmara, 1184 - Benfica.



A Biblioteca Parque de Manguinhos é a primeira de uma rede que a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro vem implementando, com o objetivo de estruturar um novo patamar de atendimento às comunidades do estado.



Inaugurada em abril de 2010, tendo como principais referências as bem-sucedidas experiências implementadas em Medelin e Bogotá, na Colômbia, é um espaço cultural e de convivência, que oferece à população ampla acessibilidade, com qualidade física, humana e de serviços.



Em seus 2,3 mil metros quadrados a Biblioteca Parque de Manguinhos possui um confortável salão principal, um amplo salão de leitura, salas para cursos e estudos, espaço multimídia, ludoteca e, em breve, terá um café literário e um cineteatro com 200 lugares. A sala "Meu Bairro" atende ainda às necessidades de reuniões e fóruns comunitários.


Nesses espaços pode-se acessar livremente as estantes de livros e a internet, ver filmes, ouvir músicas, participar das inúmeras atividades culturais, ou solicitar o empréstimo de livros e filmes entre os mais de 27 mil títulos disponíveis em seu acervo.

Baseada no conceito de que bibliotecas não devem ser somente espaços silenciosos, mas lugares que se aproximem de centros culturais com ampla acessibilidade, a Biblioteca Parque de Manguinhos realiza atividades culturais e de promoção de leitura nos mais diversos suportes, visando estimular a produção, a fruição e a difusão das produções artísticas e, especialmente, a viabilização do acesso à cultura.



Nesse sentido, desenvolveu-se como eixo-estruturante o PalavraLab - Programa de Laboratórios da Palavra. Voltado para o desenvolvimento de linguagens nas diversas formas de produção textual, o PalavraLab está baseado em dois eixos principais: laboratórios de desenvolvimento de linguagens e produção de conteúdos e promoção de cursos e oficinas de escrita criativa.

Segundo a Superintendente de Leitura e Conhecimento da SEC, Vera Saboya, esse espaço tem importante papel nas comunidades a que servirá.



“A Biblioteca Parque é uma biblioteca pública multifuncional em área de risco e, assim, contribui para a diminuição da violência, criando um espaço de convivência da comunidade. A Cultura tem papel decisivo na construção de um cidadão crítico e confiante de seu papel criador na sociedade. Assim, transforma através da reflexão, da criação e da alegria”, diz Vera.



A Academia Brasileira de Letras é madrinha da Biblioteca Parque de Manguinhos, a qual apoia com a doação de livros, consultoria sobre a aquisição de novos títulos para atualização do acervo e orientação sobre a programação de seminários. No futuro, lançará, em parceria com a Secretária de Estado de Cultura, o prêmio de literatura da Biblioteca Parque de Manguinhos e da Academia Brasileira de Letras.

 



 

bottom of page